Steve Jobs, CEO da Apple, deve estar dando pulos de alegria. Além do sucesso de vendas do iPhone 4 e do iPad 2, a Apple desbancou o Google e agora ocupa o topo do ranking das marcas mais valiosas do mundo, segundo o relatório BranZ Top100, divulgado pela consultoria Millward Brown.
De acordo com o novo relatório, divulgado neste fim de semana, a criadora do tablet mais vendido do mundo vale hoje US$ 153 bilhões, contra US$ 111,5 bilhões avaliados para o Google. O Facebook, empresa queridinha do Vale do Silício, aparece apenas em 35º lugar do ranking, com um valor estimado de US$ 19 bilhões, um crescimento de 246% de 2010 a 2011.
O crescimento da Apple no ranking é enorme e reflete o estouro de vendas do iPad, lançado oficialmente em 2010. De acordo com a consultoria, o valor da marca cresceu 84% de 2010 para 2011, enquanto o valor da marca do Google caiu 2% no mesmo período.
As empresas de tecnologia dominam o ranking das marcas mais valiosas. Das dez primeiras posições, seis estão na área de informática ou comunicação. Além da Apple e Google, figuram no Top 10 a IBM, em terceiro lugar (US$ 101 bilhões), a Microsoft, em quinto lugar (US$ 78 bilhões), a AT&T, em sétimo lugar (US$ 70 bilhões), e a China Mobile, em nono lugar (US$ 57 bilhões).
O Brasil tem três marcas entre as 100 empresas do ranking. A Petrobras, que atua no ramo da exploração de petróleo, ficou em 61º lugar na lista, com um valor estimado em US$ 13,4 bilhões. Os bancos Itaú e Bradesco, líderes do mercado financeiro no Brasil, aparecem em 90º e 98º, respectivamente.
Esta é a sexta edição do relatório BrandZ Top 100. O estudo leva em conta o desempenho financeiro de cada empresa, bem como entrevistas sobre percepção da marca com mais de 2 milhões de consumidores cadastrados em um banco de dados da consultoria ao longo dos últimos 13 anos, com pessoas de 30 países.
Veja abaixo as 10 primeiras colocações do ranking:
1) Apple - US$ 153,3 bilhões
2) Google - US$ 111,5 bilhões
3) IBM - US$ 100,8 bilhões
4) McDonald’s - US$ 81,0 bilhões
5) Microsoft - US$ 78,2 bilhões
6) Coca-Cola - US$ 73,8 bilhões
7) AT&T - US$ 69,9 bilhões
8) Marlboro - US$ 67,5 bilhões
9) China Mobile - US$ 57,3 bilhões
10) GE - US$ 50,3 bilhões
Fonte: Google
0 comentários:
Postar um comentário