sábado, 28 de maio de 2011

Os motivos por trás da forma física do Mario: Miyamoto explica por que o encanador é gordinho

  Os heróis mais clássicos de video games parecem ter uma certa intimidade especial com comida. Pac-Man precisa ingerir frutas para sobreviver, Peter Pepper de Burger Time não consegue parar de produzir hambúrgueres — mesmo sob ataque! — e nosso amigo Kirby tem a mania incontrolável de comer e absorver para si tudo o que estiver em sua frente. 
 -
Não há exceções para o Mario, visto que o italiano bigodudo é o típico herói gordinho dos video games. Ele pode ter uns quilinhos a mais que seu irmão Luigi, mas com certeza é caracterizado como sendo o mais atlético e intrépido de toda a turma.

Disposto a queimar vários quilos de gordura em transpiração após correr infinitamente por todos os games até encontrar a princesa e passar uma boa porção dessas aventuras numa sauna de lava derretida. 
- 
Num quadro recente da série Iwata Asks, Shigeru Miyamoto, o criador do Mario, explica que ele não foi criado com essa aparência atarracada de propósito:
-
-
-

"A razão pela qual Mario tem uma forma roliça é porque os equipamentos de games daquela época podiam ler apenas colisões entre caixas quadradas; e não porque nós queríamos que ele fosse fofo. Seu design saiu desse jeito porque eu o ajustei às capacidades dos equipamentos de games daquela época. Por exemplo, a resolução era baixa, então eu fiz seu rosto grande. Porém, os consoles de hoje em dia são capazes de suportar colisões com formas redondas ou irregulares."
-

Um pouquinho de informações técnicas e voilà — descobrimos que o Mario como o vemos hoje em dia é o produto final, bruto, de uma série de necessidades tecnológicas dos games em 8-bits. Não há nada no mundo que possa ilustrar tão bem a conexão entre os jogos clássicos e contemporâneos. Afirmo: ser fã do Mario é ser fã da história dos video games.

0 comentários:

Postar um comentário