sábado, 5 de março de 2011

Mario - O Inicio


  No Inicio ...

Por volta de 1980, Shigeru Miyamoto começou a desenvolver seu primeiro game. Nessa 
época, a Nintendo queria se tornar conhecida no ocidente. Até então, a Big N só abalava o mercado japonês. De início, a Nintendo lançaria um game do Popeye, mas acabou perdendo os direitos sobre o marinheiro. Então resolveram criar um personagem baseado em suas próprias idéias. Depois de algum tempo, Miyamoto apresentou ao mundo um game chamado Donkey Kong trazendo como personagem principal o Jumpman.


Um tempo depois, um funcionário da Nintendo notou que o Jumpman tinha uma semelhança grande com Mario Segalli, um senhor italiano que trabalhava no escritório da Nintendo em Nova Iorque. Os dois se pareciam tanto que, um tempo depois, o nome de Jumpman foi trocado por Mario.

O sucesso e Mario foi tanto, que ele chegou à TV e às telonas com um desenho e um filme, respectivamente. O filme foi considerado um dos piores do gênero pela crítica. Isso prova mais uma vez que nem sempre um bom game pode render um bom filme, e vice versa. Mas o desenho era muito bom e chegou a competir com clássicos da época no mundo todo. No desenho, os irmãos Mario e Luigi tinham de proteger a Princesa Peach dos inimigos. Essa era a parte legal do desenho e o porquê de seu sucesso. Ele era fiel aos games, o que deixou os fãs muito satisfeitos.


 Os games:

Mesmo que eu quisesse, eu não conseguiria falar de todos os inúmeros bons games do encanador. Então eu selecionei alguns que marcaram época para vocês entenderem um pouco de toda a história de sucesso e adoração pelo mundo todo.

  Donkey Kong:




O primeiro game em que Mario deu as caras ao mundo. Ele só recebeu o nome de Mario só após ter invadido os fliperamas do mundo todo. Nele você controla o Mario por andaimes enquanto o então desconhecido Donkey Kong lança barrís contra você. Seu objetivo é subir pelos andaimes e salvar a sua namorada raptada pelo primata doidão. Mas nessa época, o Mario não era encanador, e sim carpinteiro.

Super Mario Bros 3



O game conhecido por marcar época no famoso console NES (Nintendinho para os íntimos). Tudo isso porque ele foi um dos primeiros a ter fases e cenários diferentes. Depois disso, o mundo passou a olhar para os games do encanador com mais respeito. O game é enorme e tem uma dificuldade elevada. Mas vale a pena.
 


Super Mario Kart
 

 Como o nome já diz, é uma corrida de karts. Esse game foi o primeiro a trazer o esquema de disputa com trapaças (SNES, 1992). Você tem à disposição vários personagens da série com Luigi, Yoshi, Koopa e até o Donkey Kong, cada um com características distintas. O jogo utilizava um efeito que, até então poderia ser considerado especial: O Mode 7, que dava a impressão do jogo ser em 3D. Quem jogou Mortal Kombat Mithologies Sub-Zero e Final Fantasy Tactics no PSO, sabe como funciona. Cenários 3D, personagens 2D.




Super Mario World



Aqui Mario encontra pela primeira vez o Yoshi, o dragãozinho que pode ter varias habilidades ao comer aquelas tartarugas de diferentes cores. Assim como no Super Mario Bros 3, é possível voar pelos cenários, dessa vez com auxílio de uma capa amarela no estilo Super Homem. O jogo é enorme, diga-se de passagem. Foi lançado em 1991 pra SNES. Foi o game do Mario que eu mais joguei...



Super MarioWorld 2 – Yoshi’s Island



Bancar a babá do Mario? Putz, a idéia é louca, mas muito divertida. Nesse game de 1995 (SNES), o Mario é um bebê. Mas você controla o Yoshi e tem de, a todo custo, proteger o encanador ainda de fraldas por fases coloridas, porém desafiantes! Mario é encontrado por vários amigos do Yoshi depois da cegonha perdê-lo (se eu estiver errando a história, alguém me dê um cutucão, porque eu não tenho o jogo mais). Então o Yoshi se encarrega da missão de entregá-lo ao seu destino. Mas a tarefa não é simples, pois tem uns carinhas loucos pra seqüestrá-lo. O Yoshi não pode ser “morto” pelos inimigos das fases, mas se for atingido, o Mario escapa e faz um berreiro só, além de aparecer os tais carinhas voando em bando e você tem recuperá-lo o quanto antes ou perde a jogada. Yoshi tem algumas habilidades úteis a mais, como parar no ar por um tempo (quase um salto duplo), atirar ovos (você carrega até 7 deles) e, claro, engolir inimigos no melhor estilo Kirby. E, ao encontrar a estrela, o Mario passa a ser controlado por uns instantes, invencível e super forte!
Uma curiosidade. O jogo tem gráficos que parecem feitos com lápis de cor, mas havia sido programado para ter os gráficos do Donkey Kong Country. Porém, com o sucesso estrondoso dos macacos da Rareware, a Nintendo resolveu mudar o estilo gráfico do jogo.





Super Mario 64



Primeiro game do Mario em 3D lançado em 1996 pra Nintendo 64. Aqui Mario possui muitas habilidades como saltos mortais, pulos, corridas e até socos. E claro, câmera controlável.
Foi um dos games mais revolucionários e copiados de todos os tempos.



Super Mario Sunshine



2002, Game Cube.
Mario tem duas difíceis missões aqui:
Fazer o Game Cube alcançar seus concorrentes na corrida pelo primeiro lugar e limpar seu nome de uma acusação injusta durante sua féria na ilha Delfino.
Acontece que um vilão se disfarça de Mario e espalha sujeira pela ilha e claro, Mario leva a culpa.



Espero que tenham gostado do meu tópico/homenagem pro encanador mais querido do mundo. Pessoalmente eu adoro esse carinha. O legal é que o jogo tem todo jeitão de ser infantil. Pode até ser, mas o desafio em todos é de gente grande! Foi uma das séries que mais joguei no SNES (quem lembra do cartucho (Super Mario All Stars?) junto com a trilogia Donkey Kong Country e Killer Instinct
Super Mario é o game mais vendido do mundo, seguido por Tetris. Então lembrem-se: pense antes de falar mal dele, sempre haverá um fã por perto.

Vida longa ao MARIO!!!!

                                                                    Créditos: Hard - Boss.

0 comentários:

Postar um comentário