Se você adora discutir preço, vamos lá: US$ 699 é o sugerido para o mercado americano, ainda sem previsão da “realidade Brasil”, em reais. Agora, vamos à tecnologia.
Trata-se da GeForce GTX 590, anunciada pela Nvidia como a placa de vídeo “mais rápida e silenciosa do mundo” – até que surja uma outra, não sabemos quando. São 1024 núcleos de processamento CUDA, 3GB de memória DDR5 e capacidade de resoluções de 2560×1600 ou mais.
A placa tem dois processadores gráficos (GPU), quatro saídas de vídeo e pode suportar três monitores 3D ao mesmo tempo. É o tipo de brinquedo que você vai precisar para experimentos como o de Assassin’s Creed: Brotherhood.
No vídeo a seguir, em inglês, um técnico da Nvidia explica as novidades na arquitetura da placa e faz breve demonstrações em Crysis 2 e Homefront – com uma certa sede de vingança e 400 mil tiros por segundo, vejam só, um absurdo.
Segundo as explicações, o uso de apenas um “cooler”, localizado no centro da placa, é o que permite um fluxo melhor do ar no resfriamento e a consequente redução nos ruídos. A Nvidia explica que o nível médio de “barulho” da GTX 590 é de 48 decibéis.
“Para o ouvido humano isso é completamente imperceptível”, diz Richard Cameron, diretor da marca no Brasil, notando que a placa é duas vezes mais silenciosa que o padrão. Modelos anteriores já tinham essa disposição do cooler central, mas outros tubos de refrigeração acabavam atrapalhando o fluxo de ar, de acordo com as informações do vídeo.
A explicação para a velocidade de processamento, por outro lado, é mais complexa e também deve envolver alguns segredos, mas não deixa de ter números altos. São 6 bilhões de transistores e mais de 2.200 componentes individuais, se você quiser impressionar sua família. A placa também deve administrar muito bem os recursos do DirectX 11, que é a versão necessária para rodar Dragon Age II com um visual bacana, por exemplo.
Fatalmente, é um preço alto, mas nunca foi barato manter um PC no topo de linha das configurações mais avançadas, certo? Por aqui, desisti já há algum tempo de esforços brutais no desktop e fui em busca de um versátil notebook. Ele está longe de ser um “muscle car” portátil, mas tem dado conta sem problemas de jogos como Bulletstorm, Test Drive Unlimited 2 e Fallout: New Vegas.
O próximo e definitivo teste será com Crysis 2, e então veremos quem vai se dar melhor.
No Brasil, a GTX 590 vai estar disponível por diferentes fabricantes: ASUS, ECS, EVGA, MSI, Point of View, Zogis e Zotac, em modelos que podem ser vistos na galeria a seguir.
0 comentários:
Postar um comentário