quarta-feira, 6 de julho de 2011

Rockstar Games corta relações com Team Bondi

http://www.apertestart.com.br/wp-content/uploads/2011/05/LA_Noire.jpg 
-
A Rockstar não deve publicar o próximo jogo do Team Bondi, estúdio australiano responsável por L.A. Noire. Apesar da parceria entre os dois ter rendido um sucesso comercial e de crítica, o longo desenvolvimento de L.A. Noire foi pontuado por brigas que deterioraram a relação entre os idealizadores do jogo e a produtora que financiou o projeto.
-
Os membros do Team Bondi, incluindo o chefe do estúdio, Brendan McNamara, acusam a Rockstar de desdenhar da equipe australiana e interferir demais na condução do projeto. Já a Rockstar se defende alegando que foi ela quem salvou o projeto L.A. Noire.
-
"É bem sabido agora que as condições de trabalho eram ruins. O que não foi discutido ainda (pelo que vi) é a relação entre o Team Bondi e a Rockstar", comentou um ex-membro do Team Bondi ao site GI.biz.
-
Em um e-mail, supostamente enviado sem querer a toda equipe do Team Bondi, McNamara desabafa dizendo que a Rockstar tratou a equipe australiana como lixo na E3 de 2010 e jura nunca mais esquecer o episódio. Diz o e-mail, em inglês: "Every dog has its day and there's going to be hell to pay for this one. I'll never forget being treated like an absolute **** by these people".
--
Uma fonte anônima ligada à Rockstar repercutiu as declarações ao site GI.biz e argumentou que a frustração do Team Bondi vem do fato da Rockstar ter salvado o projeto e tomado as decisões certas ao intervir na parte criativa do processo de desenvolvimento. "O Team Bondi está tentando achar um publicador para seu próximo título, mas a relação com a Rockstar foi seriamente danificada. O Brendan trata L.A. Noire como um sucesso graças à sua visão mas eu acho que a Rockstar é quem salvou o projeto". "Eles continuaram colocando dinheiro em L.A. Noire, e o marketing foi fantástico. Sem o apoio contínuo, o Team Bondi teria acabado muitos anos atrás".
-
O suporte financeiro foi uma contribuição incontestável da Rockstar, porém a origem do conflito parece ser na influência criativa que a produtora americana exercia sobre o estúdio australiano. "A Rockstar deu uma grande contribuição ao desenvolvimento; seus produtores eram cada vez mais influentes nos últimos dois anos do desenvolvimento do jogo, e vetaram muitas das decisões insanas feitas pela direção do Team Bondi", diz a fonte do site.
-
Não é a primeira vez que a Rockstar é acusada de tratar mal um estúdio subordinado. Na época do desenvolvimento de Red Dead Redemption, membros anônimos do estúdio Rockstar San Diego, responsáveis pela produção do jogo, acusaram a matriz da Rockstar, em Nova York, de ser como o "Olho de Sauron", em referência ao vilão de O Senhor dos Anéis. A alegação era de que os chefes da Rockstar em NY demandavam longas jornadas de trabalho, alegando que o esforço valeria a pena diante do jogo especial que estava sendo feito. Na ocasião, o comando da Rockstar assimilou a crítica com certa dose de ironia e até lançou wallpapers baseados no "Olho de Sauron", zombando dos descontentes da divisão San Diego.
 -
Fonte: Ez/Mygames

0 comentários:

Postar um comentário