quinta-feira, 14 de julho de 2011

Nintendo é processada por violação de direitos sobre a tecnologia do 3DS

Já está virando praxe. Toda vez que a Nintendo ou qualquer outra empresa de video games lança um novo aparelho — e, especialmente, quando ele atinge popularidade —, uma companhia menor a processa por plágio. A Tomita Technologiesrecentemente deu início a um processo contra a Nintendo alegando o infringimento de uma patente protocolada em 2003 e emitida em 2008.

A patente 7417664, "sistema de captura e exibição de imagem estereoscópica baseado em informação de encruzilhamento de eixos ópticos", com certeza divide similaridades com o recentemente lançado Nintendo 3DS: a patente descreve um "sistema de captura e exibição" capaz de oferecer imagens em 3D estereoscópico por meio da exposição de cenas diferentes para cada um dos olhos. O resultado final, todos sabemos, é a visualização de imagens em 3D sem a necessidade de óculos de conversão — um elemento chave para o portátil da Nintendo.

Mesmo sem detalhar a natureza exata da infração, os reclamantes da Tomita alegam: "a violação da Nintendo à patente '664 foi, e continua sendo, intencional". Também, a companhia afirma que foi "prejudicada numa quantidade ainda indeterminada". A Tomita procura por um julgamento por júri e aguarda uma decisão do tribunal.

A Nintendo já está acostumada com ações judiciais como esta acompanhando o lançamento de suas plataformas. Para refrescar nossa memória, os controles de movimento do Wii e a tela de toque do DS já foram o tema principal de ações anteriores. O parecer da Nintendo americana sobre o processo já foi requisitada, e vamos ficar de olho para mais novidades.

0 comentários:

Postar um comentário